SlyderRealizou-se no dia 22 de Maio de 2014 o seminário de lançamento e disseminação do Relatório de Avaliação

Independente do impacto do Apoio Directo ao Orçamento em Moçambique no período 2005-2012. O seminário foi orientado pelo Exmo. Senhor Momad Piaraly Juthá, Director Nacional de Planificação e contou com a participação de quadros do Governo, representantes do Parlamento, dos Parceiros Internacionais e da Sociedade Civil.

A Avaliação foi encomendada pela Comissão Europeia, tendo sido realizada por Consultores independentes com a coordenação conjunta do Ministério da Planificação e Desenvolvimento e da União Europeia, tendo sido co-financiada pelos Departamentos de Avaliação da Irlanda, Alemanha, Bélgica, Itália, Finlândia, França e Países Baixos.

O principal objectivo da Avaliação foi de aferir em que medida o Apoio ao Orçamento contribuiu para o alcance dos resultados esperados conforme estabelecidos na PARPA II (2005-2010) e PARP (2011-2014). Ao longo do período que a avaliação abrangeu, 2005-2012, o Governo recebeu um total de USD 3.345 mil milhões, com desembolsos médios anuais de aproximadamente USD 400 em Apoio Geral ao Orçamento.

Refira-se que avaliações similares, foram recentemente concluídas também na Zâmbia, no Malawi, na Tanzânia e na Africa do Sul com o mesmo propósito.