nacalaO Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, teceu estas considerações no “Segundo Seminário Internacional PEDEC-NACALA”, que decorre hoje e amanhã (20 e 21) na cidade de Nampula. 



Para o titular da pasta de planificação e desenvolvimento, tal deve-se ao facto do projecto agregar todos os factores que irão contribuir para um crescimento rápido da região e melhoria substancial do bem-estar da população através da criação de postos de trabalho, promoção do auto-emprego e melhoria da rede de infra-estruturas, proporcionando, ainda, o estabelecimento de novos empreendimentos.

O PEDEC-Nacala resulta de uma parceria entre o Ministério da Planificação e Desenvolvimento através do Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e tem por objectivo geral, formular estratégias apropriadas para orientar o desenvolvimento e estimular o investimento no Corredor de Nacala.

O PEDEC cobre as províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado, Tete e 7 distritos do norte da província da Zambézia, uma área vasta com potencial para negócios lucrativos em todos os sectores de actividade, em particular, na agricultura, indústria mineira, indústria transformadora, logística e turismo.

O segundo seminário Internacional, tem por finalidade:

•    Abordar as estratégias de desenvolvimento de corredores de Moçambique e os programas/ projectos para o Corredor e região de Nacala;
•    Partilhar e trocar informação sobre iniciativas governamentais do Malawi e da Zâmbia que estejam relacionadas com o desenvolvimento do Corredor de Nacala; e 
•    Disseminar a futura imagem de desenvolvimento do corredor através de iniciativas governamentais destinadas a atrair investimentos privados no Corredor e região de Nacala.


A influência do Corredor de Nacala estende-se ainda para as repúblicas do Malawi, da Zâmbia e Democrática do Congo sendo os primeiros dois países os que mais usam o Corredor de Nacala nas suas operações de comércio externo, a partir do Porto de Nacala.

Por isso, considera o Ministro da Planificação e Desenvolvimento, “o PEDEC-Nacala  tem como visão criar uma região pacífica, próspera e igualitária livre da pobreza e em harmonia com o meio ambiente”. 

A abordagem em torno das estratégias de desenvolvimento económico do Corredor de Nacala, surge num momento em que o País tem vindo a registar descobertas de grandes reservas de recursos minerais como o gás natural e carvão, cuja exploração e exportação dependem muito de infra-estruturas como linhas-férreas, estradas e portos.