gdmacordoO Governo de Moçambique, representado pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o Banco Mundial, representado pelo Sr. Mark R. Lundell, Director para Moçambique, Madagáscar, Maurícias, Comores e Seychelles,

assinaram esta Sexta - feira, 14 de Março, os Acordos de Crédito  e Donativo  para  o Financiamento do Projecto de Gestão e Manutenção de Estradas e Pontes Fase II – Programa de Emergência - no valor de USD 55,15 milhões.

Trata-se de um financiamento misto (Crédito e Donativo) para o restabelecimento da rede de estradas na Província de Gaza, sobretudo na Bacia do Limpopo, destruídas pelas enxurradas que assolaram aquele ponto do País, durante as cheias de Janeiro de 2012. 

Espera-se com este financiamento a execução de obras nas estradas Xai-Xai/ Chilaulene, R441:  Chinhacanine/ Nalazi, NC: Ndonga/ Ndindiza, NC: Mohambe/ Maqueze, N222: Zinhane/ Maxaila, N222: Mapai/Maxaila, R441: Maxaila/ Massangena, R443: Manjacaze/ Macuácua; para além da elaboração e execução de projectos resistentes às mudanças climáticas por forma a evitar-se no futuro, destruições cíclicas de vias de acesso, por força destes fenómenos naturais.

O Banco Mundial é um dos principais parceiros de desenvolvimento de Moçambique, e financia diversos programas no País, com destaque para infra-estruturas (estradas, pontes, linhas férreas, energia), água e saneamento, saúde e educação. O Banco Mundial concede igualmente financiamento ao sector privado, com destaque para as Pequenas e Médias Empresas.