sadcMoçambique acolheu nos dias 26 e 27 de Junho,  em Maputo, a reunião dos ministros dos países da região da SADC que superintendem a área de população. O

encontro tinha como objectivo discutir e aprovar o relatório regional, e as recomendações saídas da reunião de peritos da área de população e desenvolvimentos dos países da SADC, que decorreu em Maputo, nos dias 25 e 28 de Março passado. 

A reunião de Maputo surge no âmbito dos 20 anos de implementação do Plano de Acção da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) realizada em Cairo – Egipto, em 1994, que, sob os auspícios das Nações Unidas (NU), os países reafirmaram sua determinação na promoção do bem-estar das suas populações através do combate à pobreza, promoção da saúde, dos direitos humanos, da igualdade entre homens e mulheres, protecção do meio ambiente, entre outros. 

A conferência de Cairo, por sua vez, precede as conferências de Bucareste, 1974 e México 1984. O mérito da Conferência de Cairo, reside no facto de ter pela primeira vez estabelecido uma relação directa entre os factores demográficos e os processos de desenvolvimento, que culminou com a aprovação do Plano de Acção de Cairo para um período de 20 anos. 

Os países, sob a coordenação das Nações Unidas ao nível global, e da Comissão Económica para África (UNECA), para o caso particular de África, avaliam os progressos alcançados na implementação do referido Plano de Acção. 

Moçambique tem vindo a colaborar de forma sistemática com as NU e com a UNECA, tendo submetido os relatórios Cairo+5; Cairo+10; Cairo+15 e, recentemente, Cairo+20.

Ao nível regional, os países da região indicam um dos estados membros da SADC para coordenar o processo de elaboração do relatório regional. Assim, para a coordenação do processo de elaboração do relatório regional da SADC sobre a CIPD, referente ao período 2009 – 2014, Moçambique foi escolhido para acolher a reunião ministerial, a ter lugar no dia 27 de Junho corrente.  

A escolha de Moçambique relaciona-se com o facto de actualmente presidir a SADC, sendo este o critério principal para a escolha do País que coordena a produção do relatório regional. Lembre-se que assinala-se no dia 11 de Julho, o Dia Mundial da População.