Como parte do trabalho com vista ao estabelecimento do Sistema Nacional de Planificação, tiveram lugar duas sessões de auscultação, em Nampula e Sofala, onde juntaram-se técnicos e directores e/ou representantes das Direcções Provinciais do Plano e Finanças.
A equipa da Direcção Nacional de Planificação, foi chefiada pelo respectivo Director Nacional Dr. Momad Piaraly Juthá, com a missão de facilitar as consultas e recolher subsídios para a formulação do documento do Sistema Nacional de Planificação - SNP.
Uma vez consolidado, o documento será apresentado no Conselho Coordenador do MPD a ter lugar em Julho do ano em curso na província do Niassa. Depois de apreciado e aprovado, o documento constituirá a base para a criação de um quadro jurídico -institucional do SNP.
O Sistema Nacional de Planificação deverá hierarquizar e produzir uma ligação funcional dos diferentes instrumentos de planificação em uso no país, alguns dos quais sem ligação e mutuamente concorrentes. Mais importante, o Sistema vai certamente representar um grande salto em direcção à programação orientada nos resultados onde os recursos são alocados em actividades de grande impacto em benefício das populações.