Moçambique sobe quatro lugares comparativamente ao ano anterior, ocupando actualmente a 126ª posição, numa lista composta por 183 países do mundo inteiro, segundo o ranking divulgado em Washington, EUA, pela prestigiada revista  “Doing Business 2011”.

 

 

 

 

 

 

O relatório “Doing Business 2011: Fazendo a Diferença para os Empresários”, é o oitavo de uma série de relatórios anuais publicados pelo Banco Mundial e a Corporação Financeira Internacional (IFC), uma das instituições que compõem o Grupo Banco Mundial. O documento analisa os regulamentos que se aplicam aos negócios de uma economia durante o seu ciclo de vida, incluindo abertura de empresas, comércio internacional, pagamento de impostos e encerramento de um negócio. “Estou impressionado com o impulso reformador no continente e apraz-nos particularmente saber que Moçambique figura entre os países que estão a melhorar o seu ambiente de negócios.” Disse Young Chul Kim, Economista Principal do Banco Mundial em Moçambique e Representante Residente Interino.

“A posição de Moçambique melhorou quatro pontos, passando da posição 130ª para a 126ª no ranking global das 183 economias inquiridas. O Relatório denota no entanto a necessidade de esforços adicionais em Moçambique, em particular nas áreas de facilitação do comércio (trade facilitation) e do licenciamento. Estes esforços adicionais são importantes para incentivar o investimento privado que criaria mais postos de trabalho e contribuiria para a redução da pobreza”, acrescentou. Comparativamente aos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC), Moçambique ocupa o 8º lugar, a frente da Tanzânia (128); Malawi (133); Lesotho (138); Zimbabwe (157); Angola (163) e RDC (175).

Para mais informações acesse ao documento completo sobre o nosso País no link abaixo:

 

http://portugues.doingbusiness.org/~/media/fpdkm/doing%20business/documents/profiles/country/db11/moz.pdf