No dia 19 de Maio de 2011, S. Excia o Ministro da Planificação e Desenvolvimento recebeu, na sala de Reuniões do seu Gabinete de trabalho, o Sr. Laurence Clarke, novo representante residente do Banco Mundial.
Na ocasião Sexa MPD endereçou as boas vindas ao representante do Banco Mundial, tendo realçado que as relações com este parceiro iniciaram na década 80 e, até ao dias de hoje, têm sido positivas, de tal sorte que nos Encontros de Primavera a delegação moçambicana tem se reunido com a Vice-Presidente do Banco para África. Ademais, o país tem recebido muitas individualidades do Banco Mundial.
Sexa MPD enfatizou que o país tem recebido do Banco apoio que contribue para os programas nacionais que têm como “chapéu” o apoio à pobreza, fortalecimento do sector privado e às parcerias público privadas.
No mesmo instante, Sexa MPD reconheceu que o novo Director chegava num momento de desafios difíceis que advém da crise financeira global. Entretanto, na óptica do Governo as soluções passavam por:
- melhorar o ambiente de negócios;
- manter o crescimento económico estável;
- apostar na produção agrícola, repôr a cadeia de valor e repôr a logística das cidades;
- acesso aos fundos não concessionais do Banco e outros mercados financeiros; e
- apetrechar os corredores de desenvolvimento.
A finalizar a sua intervenção, Sexa MPD realçou que o Governo continua a contar com o apoio do Banco Mundial para superar estes desafios. Por outro lado, lembrou que o Banco desempenha um papel importante no relacionamento com o G19, estabelecendo o equilíbrio necessário no diálogo com este grupo heterogéneo.
Por seu turno, o novo Director do Banco Mundial agradeceu a recepção concedida por Sexa MPD e prometeu fortalecer o relacionamento com o país. Porém, mostrou-se consciente em relação às respostas sociais que o Banco Mundial é chamado a dar face aos desafios enumerados. Contudo, realçou que fará o possível para apoiar o Governo e tentar recuperar os dois anos que os escritórios ficaram sem representante residente.