Está tudo aposte para a implementação da reabilitação do sistema de abastecimento de água à Cidade de Nampula. A garantia advém da assinatura de contratos entre o Millennium Challenge Account-Moçambique e as empresas vencedoras do concurso (CMC/CETA), ontem assinada em Maputo, numa cerimónia presenciada pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, Vice Ministro de Obras Públicas e Habitação, Francisco Pereira e a embaixadora dos Estados Unidos da América, Leslie Rowe, financiador do projecto.

 

A reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água da Cidade de Nampula enquadra-se nos esforços do Governo para o aumento da cobertura e fiabilidade dos serviços de abastecimento de água às populações das Cidades do nosso país. O objectivo do projecto consiste no aumento da capacidade de produção, transporte, reserva e distribuição da água. Esta é mais uma acção que visa contribuir para o alcance das Metas do Governo e do Desenvolvimento do Milénio para as zonas urbanas, fixadas em 70%.

 

Com a reabilitação e expansão do sistema de abastecimento de água a Cidade de Nampula, prevê-se a duplicação da capacidade de produção do sistema, dos actuais 20 mil para 40 mil metros cúbicos/dia, criando deste modo condições para servir um total de 500 mil habitantes em 2014, durante 24 horas por dia.

 

As obras estão orçadas em 37 milhões de dólares americanos, estão divididas em dois lotes, durarão 18 meses e representam uma oportunidade de 650 postos de emprego para as populações das áreas abrangidas

 

Durante a sua intervenção, o Director Executivo do MCA- Moçambique, Paulo Fumane, disse que alguns projectos que compõem o compacto estão a ser implementados a um ritmo satisfatório. No entanto, outras obras de reabilitação previstas no compacto foram canceladas ou estão a enfrentar desafios resultantes da subida significativa de custos de construção, como consequência da conjuntura económico-financeira internacional, caracterizada sobretudo pela subida de preços dos alimentos e dos combustíveis.

 

A embaixadora dos Estados Unidos de América, considerou que o projecto a ser implementado em Nampula, para além de significativo é bastante ambicioso mas é necessária, sublinhando que o governo americano está confiante de que este projecto definirá as bases para o desenvolvimento económico sustentável.

 

Intervindo na ocasião, o Ministro moçambicano de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, apelou a todos os intervenientes, particularmente os empreiteiros do projecto, no sentido de tudo fazerem para cumprirem com rigor, os prazos estabelecidos, sem descurar da qualidade. Cuereneia disse haver ainda muitos desafios na implementação dos projectos relacionados com o MCA, o que obriga um redobrar de esforços para que os fundos alocados a esses projectos sejam aplicados de forma sustentável.