O Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia na qualidade de Governador de Moçambique, participa de 23 a 26 de Setembro nas reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. O encontro tem em vista discutir as perspectivas da economia mundial nos pós crise com enfoque para a inclusão financeira, criação de emprego, elaboração de sistemas efectivos para a gestão da vulnerabilidade nas próximas crises, entre outros.

As perspectivas de um forte crescimento em África com vista à criação de oportunidades de emprego produtivo e promoção do crescimento inclusivo no continente serão igualmente abordados. Neste contexto, a delegação moçambicana procurará consolidar as discussões com o Banco Mundial para o reforço do apoio aos programas em curso nas áreas de agricultura, desenvolvimento do sector privado e potenciais programas de expansão da protecção social urbana aos mais necessitados.

Durante as Reuniões Anuais, a delegação moçambicana manterá um encontro com a Directora Geral do Banco Mundial, Sra Mulyani Indrawati, e a Vice-presidente do Banco Mundial para África, a Sra. Obiageli Ezekwesili, no qual será revisto o roteiro de implementação da nova estratégia do Banco Mundial para África, bem como a posição do Governo moçambicano sobre as formas específicas proporcionadas por esta iniciativa para melhorar adicionalmente a qualidade, eficácia e eficiente prestação do apoio do Banco Mundial para o desenvolvimento do nosso país.

A delegação manterá ainda encontro com o Director Geral Adjunto do Fundo Monetário Internacional, Sr. Zhu Min, para avaliação do desempenho macroeconómico do Pais. 

A delegação moçambicana às Reuniões Anuais integra ainda Sua Excelência Pedro Couto, Vice - Ministro da Finanças, Sua Excelência Ernesto Gove , Governador do Banco de Moçambique, e quadros seniores do Ministério da Planificação e Desenvolvimento, das Finanças e do Banco de Moçambique.

Maputo, aos  21 de Setembro de 2011