90 Milhões de dólares é o montante que o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) irá desembolsar para apoiar o Orçamento do Estado moçambicano no período de 2011/2013. O acordo foi assinado ontem em Maputo, pelo ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e pelo representante residente do BAD em Moçambique, Joseph Ribeiro.

O acordo assinado com o BAD destina-se ao financiamento de Programas de Crescimento e Eficiência do Sector Público, nomeadamente ao Apoio Directo ao Orçamento do Estado, visando a implementação do Programa Quinquenal do Governo, do Plano de Acção para a Redução da Pobreza 2011-2014 e do Plano Económico e Social para 2011, 2012 e 2013 .

Com a implementação deste programa o Governo de Moçambique espera tornar mais eficiente e transparente a utilização dos recursos públicos e estimular um ambiente mais propício para a criação de emprego, com vista a promover um crescimento mais inclusivo e redução da pobreza.

O Banco Africano de Desenvolvimento é um parceiro de extrema importância para Moçambique e tem demonstrado cada vez mais o seu cometimento na redução da pobreza ao participar activamente nos programas de desenvolvimento de Moçambique, em particular e da região Austral em geral.