No quadro do Diálogo Permanente, entre o Governo de Moçambique e os Parceiros de Apoio Programático (PAP´s), realizou-se, no dia 22 de Dezembro de 2011, pelas 9:00 horas, na sala de reuniões do Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD), o Diálogo Político entre o Governo e os Parceiros de Apoio Programático (PAPs), que teve como pontos de agenda: Dos parceiros - (i) Luta Contra a Corrupção (ii) Recursos Minerais e (iii) Agricultura. Do lado do Governo – (i) Crise Financeira, (ii) Tranche Variável e (iii) Uso dos Sistemas Nacionais.


O Governo representado por S.Excia o Ministro da Planificação e Desenvolvimento (MPD), Dr. Aiuba Cuereneia, na sua intervenção, saudou os parceiros e enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido em conjunto, em especial o trabalho realizado durante o corrente ano e que é contributo do G 19.


Em seguida, reafirmou em continuar com o diálogo aberto, franco e construtivo. Destacou que este Diálogo Político, ocorre no momento em que acabam de ser aprovados pela Assembleia da República os instrumentos de gestão económico e social para 2012. Os principais objectivos para 2012 são atingir o crescimento económico de 7.7%, manter a inflação média anual em torno de 7.2, alcançar o valor de 3 Mil Milhões de Dólares Americanos nas exportações, manter um salto positivo das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) suficientes para financiar cerca de 5 meses de importações.


O Presidente da TROIKA+Plus, Alain Latulippe, na sua intervenção destacou a importância de discutir o tema de luta contra a corrupção e enalteceu o trabalho desenvolvido pelas equipas técnicas na finalização do novo indicador do pacote legislativo anti-corrupção que é um facto e por último manifestou satisfação pela qualidade do indicador do qual se esperam resultados concretos.

Maputo, 22 de Dezembro de 2011