Teve lugar no dia 04 de Junho de 2012, no Hotel Avenida, cidade de Maputo, a Cerimónia de Anúncio e Entrega das Cartas dos Compromissos Oramentais nas modalidades de Apoio Geral ao Orçamento e Apoio Sectorial para o exercício económico de 2013, pelos Parceiros de Apoio Programático (PAPs), chamados G19.

A entrega das cartas dos compromissos, marcou o fim do processo da Revisão Anual de 2012, que foi lançado no dia 05 de Março de 2012, referente a avaliação do desempenho do Governo e dos PAPs de 2011 que, forneceu uma base satisfatória para o contínuo apoio dos Parceiros ao Governo de Moçambique.

Os Parceiros de Apoio Programático (PAPs) comprometeram-se em desembolsar aproximadamente 606 milhões de dólares americanos para Apoio Geral ao Orçamento e Apoio Programático Sectorial para o ano de 2013.

O compromisso dos PAPs para o Apoio Geral ao Orçamento é de cerca de 344 milhões de dólares mais 262 milhões de dólares para o Apoio Programático Sectorial. Estes valores reflectem os compromissos obtidos até 31 de Maio, porém ainda não reflectem os compromissos totais de 2013 dado que ainda carece de uma informação adicional de 3 parceiros.

Entretanto, pela primeira vez o Governo entregou diplomas de honra em reconhecimento do desempenho dos parceiros. A primeira distinção foi entregue ao presidente da Troika, Alian Latulippe, Alto-Comissário do Canadá pelo trabalho realizado no âmbito da Coordenação dos 19 Parceiros. O Segundo ao DFID, Reino Unido pelo resultado “excelente obtido no cumprimento das metas do quadro de avaliação de desempenho dos Parceiros”.