A Inspecção Geral do MPD, realizou, de 14 a 15 de Junho de 2012, um retiro, subordinado ao tema “instrumentos de gestão na Função Pública”.
Participação as Secretárias (os) Executivas (os), técnicos afectos às UGEA’s e pessoal administrativo das unidades orgânicas do Ministério e instituições tuteladas por Sua Excelência o Ministro.

O evento tinha o objectivo de criar uma oportunidade para interagir e compartilhar algumas experiências sobre aspectos organizativos e de funcionamento na administração pública. Durante os trabalhos foram abordados, entre outros, os seguintes temas: processos disciplinares, avaliação no âmbito do SIGEDAP, SNAE, Procurement, Desempenho de Excelência, Sigilo profissional.

Para a concretização deste propósito foram convidados profissionais das instituições da Função Pública, Finanças, Tribunal Administrativo, CPISE e ASSEMO.

A sessão de abertura e encerramento foi orientada pelo Exmo. Senhor Inspector Geral do MPD, tendo destacado o seguinte:

O evento realizou-se poucos dias depois da celebração do Dia Internacional de Arquivos, sob o lema “Arquivos em Tempos de Mudanças”, cujas cerimónias centrais tiveram lugar no dia 9 de Junho de 2012, e o nosso Pais celebrou pela primeira vez esta data, com sub-lema “Arquivos Organizados Rumo à Melhoria na Prestação de Serviços ao Cidadão”;

O nível de interacção criado e vivido permitiu a troca de ideias, enriquecendo as conclusões do evento. As reflexões e contribuições saídas deste encontro vão facilitar a instalação de Secretarias de Informação Classificada, no âmbito da protecção do Segredo estatal e a implantação célere das UGEAs nos sectores onde ainda não funcionam.

Os conhecimentos adquiridos devem ser partilhados com os nossos colegas que não puderam estar neste encontro e, dessa forma estaremos a contribuir para melhoria do desempenho da nossa instituição, materializando, assim um dos novos paradigmas de Liderança: Organização Aprendente.

O nosso comprometimento deve ser o de fazer melhor uso das boas maneiras e cortesia que se exige de nós como Servidores Públicos, no trato e observância de algumas matérias pela nossa administração pública, como é o caso da protecção e preservação dos documentos gerados e recebidos no exercício das nossas funções.
Lembrou aos participantes a necessidade de se capitalizar todas as oportunidades de mostrar que, como fruto deste Retiro, estamos a mudar. Essa mudança deve começar HOJE.