30.08.2012/ Uma delegação daquele país asiático, chefiada pela Ministra adstrita ao Gabinete da Primeira Ministra, Nalinee Taveesin, encontra-se em Maputo para o reforço da cooperação bilateral, tendo sido recebida em audiência pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Aiuba Cuereneia.


Durante o encontro foram discutidas as perspectivas de aceleração da cooperação no âmbito de negócios e investimento no país, tendo o Ministro mencionado que o principal factor que caracteriza  a confiança no investimento em Moçambique  como sendo a paz, o bom relacionamento com os países vizinhos, o acesso ao hinterland e os mercados mundiais particularmente Médio Oriente, Ásia, Estados Unidos da América, União Europeia e China não  são sujeito a quotas e  nem  à imposições aduaneiras.


O Dr. Cuereneia apresentou um conjunto de oportunidades em vários sectores como a agricultura, indústria (alimentar, de montagem de viaturas, electrodomésticos), aquacultura pecuária, equipamentos industriais, turismo entre outros que podem ser operacionalizados através das Zonas Económicas Especiais, ou seja, livres de encargos fiscais à luz da legislação sobre investimentos em Moçambique que oferece um conjunto de garantias e incentivos aos investidores, principalmente empresas com vocação para exportação.


De acordo com o Ministro, o carvão e o gás irão impulsionar a economia do país futuramente sendo que a aposta do Governo é a criação de condições logística de transporte e escoamento para os portos nacionais. Para o feito, o país tem projectado a construção de várias linhas de transporte ferroviário para o carvão, pipelines para o gás e plantas para a transformação do gás e carvão em electricidade, cujo potencial de compra no país e na região é bastante alto, sendo também áreas de interesse para investimento.


Após  a delegação tailandesa encontrar -se com os outros sectores do Governo será produzido um memorando de entendimento sobre as acções a seguir (x)