O Governo de Moçambique, representado pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Aiuba Cuereneia e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola - FIDA, assinam esta semana, em Roma - Itália, um acordo para o financiamento da agricultura nas três províncias do sul de Moçambique (Maputo, Gaza e Inhambane).

Denominado Projecto de Desenvolvimento das Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo -PROSUL, tem como valor total de financiamento 39.03 Milhões de Dólares Americanos.

O PROSUL tem como objectivo geral apoiar pequenos produtores através de uma intervenção na cadeia de valores: horticultura irrigada, mandioca e pecuária, permitindo os produtores melhorar os índices de produção e produtividade, facilitar as ligações de mercados e melhorar as organizações de produtores.

Constituem objectivos específicos do Projecto: (i) Garantir que o pequeno produtor do sector familiar aumenta a produção e produtividade, seja competitivo e concorra no mercado; (ii) Garantir gradualmente a substituição das importações dos produtos hortícolas sul-africanos e dos países da região no geral; (iii) Adquirir camiões para o escoamento de produtos frescos dos pontos de produção para os pontos de consumo.

O PROSUL incluirá componentes especificas para suportar o desenvolvimento da Horticultura, Mandioca, Pecuária (Gado), e Serviços Financeiros, com destaque para:

-Reabilitação e expansão de regadios, nas zonas de produção de hortícolas, incluindo a concepção, construção e manutenção de obras de construção civil; fortalecimento das associações utilizadoras da água, incluindo apoio institucional às equipas de irrigação.

-Reforçar a articulação entre os intervenientes da cadeia de valor da mandioca, incluindo o estabelecimento de centros de prestação de serviços em cada distrito alvo; instalação de pequenas unidades de processamento; promoção de práticas agrícolas inovadoras e acesso aos mercados.

-Melhoria da produção de gado, incluindo o fortalecimento das organizações produtoras; promoção dos serviços de assistência técnica, financeira e serviços de saúde animal; estabelecimento de feiras de gado bovino e construção de um novo matadouro perto de Maputo.

-Financiamento de instituições micro-financeiras e  concessão de crédito para financiamento de outras obras de investimentos no âmbito do PROSUL.

O projecto será implementado em 19 distritos, nomeadamente: Chicualacuala, Chibuto, Chokwe, Guija, Mabalane, Manjacaze, Massingir e Xai-Xai em Gaza; Inharrime, Jangamo, Massinga, Morrumbene e Zavala em Inhambane e  Boane, Manhiça, Magude, Marracuene, Moamba e Namaacha em Maputo.