A cooperação entre Moçambique e o Banco Mundial é um exemplo para Africa, afirmou o Vice-Presidente do Banco Mundial para a região de Àfrica. Mahktar Diop fez este pronunciamento durante o encontro que manteve com a Delegação moçambicana, durante as Reuniões Anuais que tiveram lugar entre 12 e 14 de Outubro de 2012 em Tokyo, Japão.

Na ocasião, Diop elogiou os progressos alcançados na luta contra a pobreza e disse que esperara que a descoberta de recursos naturais seja uma oportunidade para melhorar o combate a pobreza.


Durante as Reuniões a Delegacão mocambicana manteve encontros de trabalho com dirigentes e quadros seniores das instituições da Bretton Woods, tendo obtido a protidão do apoio conínuo aos projectos do Governo, financiados por estes parceiros, bem como assistencia técnica e financeira para uma negociacão de contratos com as grandes empresas que querem investir no Pais. Neste contexto, o Vice-Presidente do Banco Mundial anunciou a iniciativa recentemente lancada pelo Banco, relativa a criacão de um fundo para ajudar os paises que possuem recursos nas suas negociacões com grandes empresas.

À margem das Reunioes Anuais de Tokyo, Mocambique participou no Africa Business Forum, um evento bastante concorrido e serviu para o Pais apresentar as potencialidades e oportunidsades existentes em diversas areas de investimento e por seu turno atrair maior investimento privado do Japão em Mocambique. No final deste forum o empresariado japones mostrou muito interesse em investir no nosso Pais.