Em perspectiva, Conferência Internacional de Investimentos
A República Socialista do Vietname pretende incrementar a sua presença em Moçambique.
A intenção foi manifestada na recente visita efectuada àquele país pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Dr. Aiuba Cuereneia, onde manteve encontro com o Ministro Vietnamita da Planificação e Investimentos, Bui Quang Vinh, para além da visita ao grupo VIETTEL, parceira da empresa de telefonia móvel moçambicana, MOVITEL.
Os dois governantes passaram em revista as relações de cooperação entre os dois países nas áreas de agricultura, educação e comunicações, tendo Aiuba Cuereneia encorajado aquele país a aumentar o seu leque de investimentos e a mobilizar os países vizinhos e amigos a investirem em Moçambique.
O Ministro Vietnamita solicitou ao governante moçambicano a indicação de novas áreas de investimento, tidas como prioritárias, para a intervenção a curto prazo, mencionando a recente abertura das embaixadas nos dois países como uma acção que irá impulsionar as relações.
Cuereneia apontou a área dos transportes, com particular destaque para o transporte marítimo, como uma das mais importantes, dado o país possuir uma extensa linha costeira.
O Governante moçambicano ficou impressionado com o nível de desenvolvimento alcançado pelo Vietname, especialmente no que diz respeito às Zonas Económicas Especiais (ZEE), tendo sugerido a troca de experiências nesta matéria.
Aliado à promoção de investimentos o governante moçambicano sugeriu a realização de uma Conferência Internacional de Investimentos no Vietname, antecedida de missões empresariais entre os dois países para a troca de experiências e identificação de oportunidades de investimento.
Ficou acordada a realização, na primeira quinzena de Fevereiro do próximo ano, de uma Conferência Internacional de Desenvolvimento naquele país cuja preparação, do lado moçambicano, ficou encarregue ao Centro de Promoção de Investimentos (CPI) e Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA), cujos directores gerais integravam a delegação.
No encontro com a VIETTEL, o governante moçambicano foi informado que este grupo, através da MOVITEL, está empenhado em transferir conhecimentos e tecnologias para os moçambicanos de modo que tomem a dianteira na gestão do sistema de comunicações da operadora, bem como a expansão dos seus serviços, com destaque para as zonas rurais.
Na área social, referiu-se aos programas que a VIETTEL tem estado a implementar em Moçambique, que incluem a instalação de internet em mais de 4 mil escolas moçambicanas, a facilitação das comunicações para mais de 600 mil estudantes, bem como a instalação de sistemas de vídeo-conferência em algumas instituições moçambicanas