09.11.12. O Governo de Moçambique, representado pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o Banco Africano de Desenvolvimento, representado pelo Sr. Joseph Ribeiro, esta semana, em Maputo, um acordo de crédito, no valor de 44 milhões de dólares americanos, para o Projecto de Reabilitação do Regadio do Baixo Limpopo.
Trata-se de um crédito financiado pelo Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) para a operacionalização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrário (PEDSA) do Ministério da Agricultura, que servirá para a reabilitação de 3.050 hectares do perímetro irrigado do Baixo Limpopo prevendo-se que beneficie cerca de 8200 famílias camponesas e agricultores emergentes, onde 52% são mulheres.
Com este crédito, o Governo de Moçambique, particularmente a província de Gaza estarão dotados de recursos financeiros para:
(i) a redução da pobreza através do aumento de valor acrescentado e da disponibilização de infraestruturas hidráulicas com vista ao aumento da produção e produtividade agrícola no regadio;
(ii) a reabilitação das vias de acesso,
(iii) a reabilitação da rede de drenagem incluindo as comportas nas valas de drenagem de Umbapi e Ponela e (iv)a compra de um gerador para a Estação de Bombagem de Umbapi.
O titular da Planificação e Desenvolvimento disse durante o acto que “a agricultura continua a ser a actividade base para o desenvolvimento da economia nacional, oferecendo um potencial elevado para o combate à pobreza e para o emprego. O objectivo continua a ser a transformação estrutural, visando progredir de uma agricultura de subsistência para um sector agrário integrado, próspero, competitivo e sustentável e para a melhoria da sua contribuição no crescimento do Produto Interno Bruto, através da implementação da Revolução Verde, destacando-se a investigação agrária, a gestão de recursos hídricos, e a tracção animal”.
O Ministro considerou ainda que o principal desafio do Governo nesta área é garantir a segurança alimentar para a população, em quantidade e qualidade que assegurem a manutenção de uma vida activa e saudável em todo o País através de uma produção agrária orientada para o mercado interno e externo, salvaguardando-se o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do equilíbrio ambiental.
O BAD possui actualmente um portfólio de cerca de 600 milhões de dólares norte americanos repartidos em 16 projectos de desenvolvimento distribuídos por 8 sectores, nomeadamente: Transportes, Agricultura, Energia, Desenvolvimento institucional, Finanças, Agua e Saneamento, Desenvolvimento Social e Mineração.