O Governo de Moçambique, representado pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, e o Banco Africano de Desenvolvimento, representado pelo Representante Residente, Sr. Joseph Ribeiro assinaram na manha de hoje em Maputo, o acordo de crédito no valor de U$ 15.75 Milhões e U$ 3.15 Milhões sob forma de donativo, para financiamento do projecto de Gestão Sustentável da Terra e Recursos Hídricos.
O Projecto inclui três componentes:
Componente 1: Agricultura, Água, Desenvolvimento de Infra-estruturas
Esta componente incluirá o desenvolvimento de pequenos sistemas de irrigação em 300 hectares de cada um dos quatro distritos, construção e instalação de estruturas de retenção de água: 18 pequenas barragens, 38 pontos de água para o bebedouro do gado, bem como 10 poços para melhorar o uso eficiente da água para a resiliência às mudanças climáticas.
Componente 2: Restauração de Habitats Naturais e Paisagens
Esta componente consiste de dois sub-componentes principais:
1. Desenvolvimento de um quadro sustentável de investimentos e gestão de terras, planeamento participativo no uso da terra e estudo de viabilidade económica da terra. Como resultado espera-se o fomento da utilização sustentável dos recursos da terra de modo a fazer face às mudanças climáticas. Outro resultado esperado é a promoção da agricultura de conservação em 500 hectares (através da promoção da compostagem para o enriquecimento do solo e mecanismos de rotação de culturas), reflorestamento e controlo de incêndios em 500 hectares e fornecimento de 25 unidades melhoradas de produção de carvão e 1.500 unidades de fogões melhorados para lidar com mudanças climáticas.
2. A diversificação dos meios de subsistência especialmente para as mulheres, tais como a promoção de sistemas agro-florestais, incluindo uma colónia de caju, viveiros florestais comunitários e a promoção e melhoria da gestão de instalações para animais não ruminantes (apicultura, aves e aquacultura)
Componente 3: Gestão do Projecto
Esta componente inclui o fortalecimento de capacidades na gestão de mudanças climáticas, desenvolvimento comunitário e treinamento, monitoria e avaliação, gestão financeira e desenvolvimento de estratégia de comunicação. Esta componente incluirá ainda a gestão do projecto incluindo auditorias.
O projecto inclui a capacitação em gestão de mudanças climáticas, desenvolvimento comunitário, treinamento, acompanhamento e avaliação, financeira e de desenvolvimento de uma estratégia de comunicação. Ele também irá cobrir as actividades de gestão de projectos, incluindo auditorias. Esforço deliberado seriam feitos para incluir mulheres qualificadas na equipe de gestão de projectos
O projecto será execução pela Direcção Nacional dos Serviços Agrários (DNSA), do Ministério da Agricultura (MINAG) e a implementação no campo será realizada pela Direcção Provincial dos Serviços de Agricultura (DPA) da província de Gaza .