Moçambique participa, de 27 a 31 de Maio corrente, em Marrakech-Marrocos, da 48ª Reunião Anual do Banco Africano de Desenvolvimento e 39ª Reunião Anual do Fundo Africano de Desenvolvimento, cujo lema principal é “Transformação Estrutural de África”.


A delegação moçambicana será composta por Suas Excelências,os ministros da Planificação e Desenvolvimento, das Finanças e pelo Governador do Banco de Moçambique, acompanhados por quadros das respectivas instituições.

O Conselho de Governadores é composto por 80 Governadores, representando países membros, sendo 54 Regionais e 26 Não Regionais. Moçambique é representado no Conselho de Governadores do BAD pelo Ministro da Planificação e Desenvolvimento, Governador para Moçambique, e pelo Governador do Banco de Moçambique, Governador Alternante.

A Assembleia de Governadores irá analisar, entre diversas matérias, os progressos relativos à criação das condições para o retorno do BAD à sede estatutária, a cidade de Abidjan - Costa do Marfim. O BAD está presentemente estabelecido, temporariamente, na cidade de Túnis -Tunísia.

O lema da reunião, “Transformação Estrutural de África”, será também objecto de discussão sendo que a principal mensagem é que a África deve acelerar a sua transformação estrutural, aumentando o potencial de sua população jovem, investindo em ciência e tecnologia e inovação, acelerando seu ritmo de integração económica e apoio empresarial do sector privado.

No encontro será lançado o Fundo de Financiamento de Infra-estruturas, um novo instrumento proposto pelo BAD como objectivo de mobilizar financiamento para o investimento em infra-estruturas no Continente.

Um outro momento importante, nesta reunião, será a eleição dos Directores Executivos do BAD e Selecção dos Directores Executivos do Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) sendo que neste evento será confirmado o Moçambicano Mahomed Rafique Jusob Mahomed, para Director Executivo, em representação de Moçambique, Zimbabwe, Angola e Namíbia, função que desempenhará a partir de Julho próximo.Os Directores Executivos têm um mandato de três anos.

O Dr. Rafique que já desempenhava as funções de Director Executivo Alternante Não-Residente do BAD desde 2010, desempenhou várias funções em diferentes instituições no País. Foi Vice-Ministro do Indústria, Comércio e Turismo no período de 1994-2000; Director-Geral do Centro de Promoção de Investimentos e, actualmente, Presidente do Conselho de Gestão do Fundo de Apoio à Reabilitação da Economia (FARE) desde Julho de 2009.

Moçambique aderiu ao Grupo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Junho de 1976, e beneficia de créditos da Instituição desde 1977. Até à data foram aprovados 70 programas, totalizando cerca de 1,3 biliões de dólares americanos, entre projectos, programas de ajustamento estrutural e estudos.